Manual de etiqueta para viagens

Manual de etiqueta para viagens

Quem não gosta de viajar? Visitar lugares paradisíacos, degustar comidas típicas, conhecer a história do local desconhecido… o passeio será mais agradável quanto mais afinado você estiver com as regras de etiqueta que facilitam a comunicação e o respeito entre pessoas de culturas diferentes.

Desde o motorista do ônibus, o garçom do restaurante, o atendente do hotel, aquele que está à sua frente na fila do museu e o outro que se senta ao seu lado. Toda viagem é feita de relações pessoais constantes.

viagem-de-onibus-650x350

“A etiqueta é a ética do dia a dia, das pequenas atitudes. É se preocupar e pensar no bem estar do outro. É não ter uma visão egocêntrica do mundo”, afirma Janaina.

Para melhorar essas relações, a consultora de etiqueta do Senac Minas e autora do blog Elegante Sempre Janaina Depiné dá dicas de comportamento em viagens.

– Entrada

Ao entrar pela porta da frente cumprimente o motorista. Evite ficar parado no corredor para não atrapalhar o fluxo das pessoas. Se estiver com mochila, bolsa ou sacolas de mão, tome cuidado para não bater nas outras pessoas. Coloque a bagagem rapidamente no compartimento de cima da poltrona ou embaixo dela.

– Celular

Seja breve e evite ficar conversando alto. Se a pessoa do outro lado da linha não conseguir te ouvir direito, retorne a ligação quando chegar ao seu destino ou envie um SMS. Se quiser ouvir música use o fone em volume reduzido.

– Banco

Quando há encosto para os braços lembre-se que ele pertence aos dois passageiros. Não invada o espaço alheio. No caso de poltronas que permitem reclinar avise ao passageiro de trás que você irá baixar a poltrona para, dessa maneira, não correr o risco de acertar o joelho dele.

– Comida

Evite comer dentro do ônibus para não deixar cheiro. Prefira se alimentar nas paradas ou então belisque alimentos leves como frutas ou barras de cereais. Jamais jogue lixo no chão.

Leave a Comment

*Required fields Please validate the required fields

*

*